O País – A verdade como notícia

Filho de Kadhafi candidata-se a Presidente da Líbia

Foto: O País

Saif al-Islam, filho do falecido líder da Líbia, Muammar Kadhafi, registou-se formalmente hoje como candidato às eleições presidenciais do país, que vão decorrer no dia 24 de Dezembro.

No domingo, foram divulgadas imagens de Saif al-Islam, filho do ex-líder da Líbia, Muammar Gaddafi, preenchendo os papéis da sua candidatura às eleições presidenciais no escritório da Comissão Eleitoral na cidade de Sabha, na Líbia.

O homem, de 49 anos de idade, esteve fora da vida social há quase uma década, após a sua captura pelas Forças de Segurança, durante o conflito armado de 2011, que tirou do poder o seu pai.

A candidatura de Saif al-Islam pode estimular outras figuras poderosas e possíveis candidatos que buscam adiar ou inviabilizar o processo eleitoral.

Numa reunião de alto nível na sexta-feira, em Paris, líderes da França, Alemanha, Itália, Líbia, das Nações Unidas e da Vice-Presidente dos EUA, Kamala Harris, enfatizaram a importância de se realizar a votação no prazo e ameaçaram aplicar sanções a quem tentar inviabilizar o processo.

Saif al-Islam é apoiado por uma faixa mais ampla de líbios, que sentem o entusiasmo de um passado anterior a 2011, quando o país era estável e próspero.

As eleições presidenciais e parlamentares da Líbia estão marcadas para 24 de Dezembro, sob um acordo patrocinado pela ONU alcançado por rivais políticos líbios durante reuniões na Tunísia, em 15 de Novembro de 2020.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos