O País – A verdade como notícia

Figo e Nelson candidatos a melhor jogador do mundo de futebol de praia

Foto: FMF

Os jogadores da Selecção Nacional de Futebol de Praia, António José Namape Júnior “Figo” e Nelson João Manuel, estão na lista de 100 candidatos a Melhor Jogador do Ano 2021 publicada na manhã desta terça-feira, pela Beach Soccer WorldWide, organismo que gere, com a FIFA, o futebol de praia ao nível internacional, escreve a página da Federação Moçambicana de Futebol.

Os dois jogadores moçambicanos mereceram esta nomeação depois da boa prestação que tiveram no Campeonato do Mundo, que teve lugar no mês passado na Rússia e conquistado pelo país anfitrião.

Para a nomeação do moçambicano Nelson Manuel, muito contribuiu a sua eleição como melhor jogador (MVP) e marcador no Campeonato Africano de Futebol de Praia, que teve lugar no Senegal, em Maio passado, bem como os quatro golos apontados no Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da Rússia-2021.

Já para o caso de António José Júnior, também conhecido por Figo, muito contribuiu, para a sua nomeação, os sete golos que apontou no Campeonato do Mundo, onde fez um hat-trick e um pócker, em dois jogos.

Os candidatos foram indicados por um painel de especialistas em futebol de praia composto por  treinadores, capitães de selecções e clubes participantes em competições mundiais de futebol de praia.

Da lista figuram proeminentes nomes do futebol de praia mundial qual é o caso de Jordan Santos de Portugal e Glenn Hodel (melhor marcador do mundial) e Noël Ott (melhor jogador), ambos da Suíça.

A votação terá lugar na próxima semana e os três finalistas serão anunciados em finais de Outubro, na Beach Soccer Stars Gala na Intercontinental Beach Soccer Cup em Dubai.

 

ABINEIRO USSACA CANDIDATO A MELHOR TREINADOR DO MUNDO

Ainda nas nomeações a melhores do mundo de futebol de praia, Moçambique foi, também agraciado com a indicação do treinador da selecção nacional, Abineiro Adolfo Ussaca, na categoria dos técnicos.

Ussaca é o primeiro nome numa lista de 12 candidatos, publicada esta quarta-feira pela Beach Soccer WorldWide, organismo que gere o futebol de praia ao nível internacional, em coordenação com a FIFA.

O técnico moçambicano, recorde-se, conduziu a selecção nacional ao segundo lugar do Campeonato Africano das Nações, prova que teve lugar em Maio passado em Dakar, no Senegal, tendo por conseguinte qualificado o país, pela primeira vez na história, a disputar um Campeonato do Mundo da modalidade, na Rússia.

Abineiro Ussaca concorre com nomes sonantes no panorama do futebol de praia mundial, casos de Gilberto Sousa (Brasil), Mário Narciso (Portugal) e Mikhail Likhachev (Rússia), que conquistaram o prémio nas últimas edições.

Os candidatos foram indicados de acordo com um painel de especialistas em futebol de praia composto por treinadores, capitães de selecções e clubes participantes em competições mundiais de futebol de praia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos