O País – A verdade como notícia

FIFA condena FMF a pagar cerca de 30 milhões de Meticais a Luís Gonçalves e Tiago Capaz

Foto: O País

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) condenou a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) a pagar uma indemnização de cerca de 30 milhões de Meticais ao antigo seleccionador nacional de futebol, Luís Gonçalves, e ao seu então adjunto Tiago Capaz. A decisão foi tomada após chegar à conclusão de que o afastamento da equipa técnica dos Mambas não obedeceu ao que estava previsto nos respectivos contratos.

Luís Gonçalves viu o seu percurso interrompido pela Federação Moçambicana de Futebol nos Mambas, após falhar a qualificação ao Campeonato Africano das Nações que inicia domingo, nos Camarões.

O técnico achou que a decisão do órgão máximo, que superintende o futebol nacional, era ilegal, uma vez que, no contrato, não estava estabelecido que ir ao CAN era o único objectivo, pois incluía, igualmente, a participação na fase de qualificação ao Mundial Qatar 2022. Outrossim, o vínculo contratual chegava ao fim a 30 de Novembro de 2022 depois de ter iniciado a 15 de Agosto de 2019.

O luso-moçambicano e o seu adjunto submeteram o caso ao organismo máximo do futebol mundial, FIFA, que, por sua vez, deu razão aos dois treinadores.

Como resultado, a FMF deve pagar uma indemnização de aproximadamente 24.000.000,00 MT (vinte e quatro milhões de meticais) a Luís Gonçalves e acima de seis 6.400.000, 00MT (seis milhões e quatrocentos mil meticais) a Tiago Capaz, segundo escreve o jornal Notícias na sua edição desta segunda-feira.

Após a decisão, a FMF tinha um prazo de 20 dias para recorrer da decisão, mas não o fez. Assim sendo, a FMF não tem outra saída senão pagar a indemnização em causa, pois, caso contrário, se arrisca a ver o país a incorrer em uma série de penalizações, particularmente, a suspensão e participação do futebol moçambicano em provas internacionais.

Sobre o caso, o órgão dirigido por Feizal Sidat promete pronunciar-se nos próximos dias.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos