O País – A verdade como notícia

FFLC celebra “A descrição das sombras” de M. P. Bonde

A Fundação Fernando Leite Couto vai dedicar o dia 11 de Dezembro ao livro “A descrição das sombras” de M. P. Bonde. Trata-se de um festim literário diário que se enquadra na iniciativa “Vamos celebrar a literatura”. A iniciativa teve início no dia 07 e terminará no dia 21 de Dezembro. Os livros que são promovidos neste “Natal Literário” contam com 30% de desconto na compra.

“Espero conversar com o público sobre o meu processo criativo, minhas influências e sobre a jovem literatura moçambicana”, disse o poeta M. P. Bonde que recentemente ficou em segundo lugar no Prémio Escriba da Poesia 2018, no Brasil.

“A Descrição das Sombras” foi a obra vencedora, em 2017, da primeira edição do concurso literário Fernando Leite Couto. Na altura o júri adjectivou a obra como sendo uma produção poética que se constrói num discurso centrado no “eu” lírico e na visão contemplativa do autor.

Luís Carlos Patraquim, o 4.º lugar, Prémio Oceanos de literatura de língua portuguesa, “o deus restante” escreveu sobre “A descrição das sombras”: “a poesia de Bonde tem como patrono um poeta lírico, delicado e luminoso e universal, que pegue no cajado nodoso do pastoreio dos gados de deus e lhes alime as farpas e as aguce se necessário e lentamente, por uma vida longa, ao menos contemple o ouro alquímico”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos