O País – A verdade como notícia

Festival Raiz investe na diversidade cultural ao longo da 5ª edição

Até 02 de Julho, realiza-se, na Cidade de Maputo, a 5ª edição do Festival Raiz, evento de cariz tradicional dedicado à música moçambicana, com vista a resgatar, preservar e divulgar a diversidade cultural enraizada em Moçambique.

Segundo uma nota de imprensa, a presente edição do Festival Raiz leva ao público uma programação diversificada e itinerante; escalando diversos espaços com propostas que partem desde concertos, cinema, conversas, oficinas, feiras de artesanato, gastronomia e literatura.

Sexta-feira, a partir das 18 horas, o terraço no Cine Scala vai acolher o evento Gumba Gumba Roots Party, com actuações da Banda Hodi, Ash Ismael e DJ Meque. Será uma sessão de confluência de ritmos e géneros assentes na tradição e na modernidade.

O programa do Festival Raiz segue depois para o Jardim do Centro Cultural Moçambicano Alemão (CCMA) com uma performance de música étnica a ser protagonizada pela cantora de eSwatini, Thobile Makhoyane. Por sua vez, o Camões – Centro Cultural Português vai acolher, dia 29 deste mês, o sarau cultural “Pontes de Raiz” com apresentações dos artistas António Bexiga (Portugal), Nélia Gilberto (Moçambique) e Mabjeca Tingana (Moçambique).

O Festival Raiz vai igualmente levar à Fundação Fernando Leite Couto um concerto étnico / conferência com intervenções e performances de Luka Mukhavel e Micas Silambo.

O concerto Étnico Tradição & Transformação será um dos maiores momentos do Festival Raiz 2022 e vai acontecer na sala grande do Centro Cultural Franco – Moçambicano. São convidados ao concerto: Xixel Langa, Márcia Pascoal, Akanaka Mundawu, Janeth Mulapha, Sky Dladla (RSA), Maria Toro (Espanha), Djibra Mussa, Othnell Moyo (Zimbabwe), Lilian Kwalud (Ilha Reunião), António Bexiga (Portugal) entre outros.

A festa no CCFM está agendada para o dia 01 de Julho, e logo a seguir, no sábado, 02 de julho, o Festival continua no Museu Nacional de Arte, com música étnica e tradicional, feira de artesanato e gastronomia, encontros e oficinas criativas.

O Festival Raiz é apoiado pelo PROCULTURA, ação do programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos