O País – A verdade como notícia

Festival Bambeni divulga potencialidades da Lagoa e diversidade gastronómica

Realizou-se, sábado, no posto administrativo de Tchaimite, distrito de Chibuto, a primeira edição do festival de Bambeni. A iniciativa é apadrinhada pelo antigo chefe de estado, Alberto Chissano, e pretende desenvolver o turismo naquele posto administrativo e em particular na lagoa de Bambeni.

Este foi o primeiro de tantos festivais que se pretende que venham a acontecer e ajudem a promover o turismo no posto administrativo de Tchaiminte, no distrito de Chibuto, na província de Gaza, através da lagoa de Bambeni.

O Festival Bambeni, que contou com um número considerável de visitantes, abriu espaço para se divulgar as potencialidades da Lagoa e a diversidade gastronómica, artesanal e cultural disponibilizada pelas comunidades locais.

Durante o dia de sábado, enquadrado nesta festa, tiveram lugar acções como a cerimónia tradicional, visita à lagoa com os turistas e participantes a terem oportunidade para apreciar e visualizar barcos, exposição e venda de produtos agrícolas.

Bambeni testemunhou, igualmente, actividades de pesca desportiva, canoagem, entre outras. Para esta primeira edição, várias actividades foram levadas a cabo, incluindo exposição de vários produtos. A música, como não podia deixar de ser, foi um dos atractivos do festival de Bambeni, sendo de destacar as actuações de Mr. Bow, Liloca e Mabermuda que fizeram o público vibrar.

O patrono da iniciativa, Joaquim Chissano, diz que felicita o governo local pela abertura. Chissano destacou, na ocasião, as potencialidades agrícolas da região.

O turismo contribui com apenas um 1% de receitas para o governo provincial em 2017. A governadora da província de Gaza, Stela Zeca, vê nesta iniciativa uma oportunidade para o alargamento de espaços turísticos a nível da província e, consequentemente, mais receitas para o Estado.

Os expositores vem com bons olhos a organização de festivais na localidade de Tlhathene no posto administrativo de Tchaimite.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos