O País – A verdade como notícia

Ferroviário de Maputo-Costa do Sol “aquece” primeira jornada

A primeira jornada do Torneio de Apuramento para a Basquetebol African League (BAL), terá como jogo de cartaz o Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, segundo ditou o sorteio realizado hoje, na sede do Comité Olímpico de Moçambique (COM), pela Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB). Ainda na primeira jornada, o Desportivo Maputo irá medir forças com o Ferroviário da Beira.

Na segunda jornada, o Ferroviário da Beira terá pela frente o Costa do Sol, numa ronda em que o Ferroviário de Maputo vai defrontar o Desportivo Maputo. Já na terceira e última jornada da fase regular, o Costa do Sol irá cruzar o caminho do Desportivo, sendo que o destaque vai, sem dúvida, para o embate entre o Ferroviário de Maputo e Ferroviário da Beira.

Uma vez terminada a fase regular, as quarto equipas irão se defrontar num sistema de cruzamento. Depois seguir-se-á à fase dos “playoff”, para a definição do primeiro e segundo classificados, bem como terceiro e quarto.

O Torneino de Qualificação para a BAL será disputado de 4 a 12 de Setembro, no pavilhão do Maxaquene. O vencedor da prova irá disputar, em Outubro, em Johanesburgo, África do Sul, a primeira eliminatória do torneio regional da Zona 6, que contará com a presença de cinco países, tendo em conta que Angola está qualificada automoticamente. Nesta fase serão apuradas duas equipas da Zona 6.

A segunda eliminatória será disputada, em princípio, em Fevereiro do próximo ano, por oito equipas, duas equipas de cada zona. Para completar as oito equipas, serão apurados os terceiros melhores classificados de cada zona.

De acordo com o presidente da Liga Moçambicana de Basquetebol, António Madeira, já estão criadas todas as condições para que a prova decorra sem sobressaltos. Em relação às medidas de prevenção contra a Covid-19, Madeira garantiu que todos elementos dos clubes, árbitros e oficiais das mesas serão submetidos, entre os dias 2 e 3 de Setembro, ao testes PCR.

Refira-se que, o Ferroviário de Maputo é, até aqui, o único clube moçambicano que participou na BAL, por sinal na primeira edição da prova, que teve lugar no ano passado, no Ruanda, tendo terminado na quinta posição.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos