O País – A verdade como notícia

Ferroviário da Beira projecta BAL a partir da próxima semana

A equipa masculina de basquetebol do Ferroviário da Beira inicia, próxima semana, os trabalhos de preparação, tendo em vista a sua participação na edição 2022 da elite 12 da Basketball Africa League (BAL), prova que irá decorrer em três cidades, nomeadamente Dakar (Senegal) Cairo (Egipto) e Kigali (Ruanda).

A cumprirem, desde Dezembro, um período de férias após a inédita qualificação para a prova organizada pela NBA e FIBA-África, os jogadores e equipa técnica deverão apresentar-se, segundo a fonte do clube, já na próxima segunda-feira, devendo realizar testes da COVID-19 antes mesmo de regressarem às quadras.

O “coach” Luiz Herandez encontra-se a passar férias na Espanha, sua terra natal, sendo que já traçou o plano de preparação para atacar esta competição.

Inicialmente previsto para esta sexta-feira, 7 de Janeiro, a bolha para a escolha de atletas estrangeiros, por parte das equipas participantes na BAL, foi adiada devido à COVID-19. Na fase final, segundo as regras e para conferir maior qualidade à BAL, todas as formações podem reforçar os seus plantéis com quatro jogadores estrangeiros.

Os “locomotivas” do Chiveve ganharam o direito de representar Moçambique na BAL, após vencerem o Cape Town City da África do Sul, por 77-75, nas meias-finais da Divisão Este, disputada na África do Sul.

À excepção do FAP dos Camarões, do AS Salé e do AS Police do Mali – todos presentes na temporada inaugural da BAL -, City Oilers (Uganda), AS Nigelec (Níger) e do SLAC da Guiné – um trio que falhou a corrida à BAL nas eliminatórias de 2019 – sete equipas irão marcar a sua estreia na prova.

Os estreantes são BC Espoir Fukash (República Democrática do Congo), SOA (Costa do Marfim), New Star (Burundi), Ulinzi Warriors (Quénia), Kurasini Heats BC (Tanzânia), Cape Town Tigers (África do Sul) e Ferroviário da Beira (Moçambique).

A 2ª edição da Basketball Africa League (BAL) arranca a 5 de Março de 2022, em Dakar, no Senegal, e incluirá partidas no Cairo, Egipto, e Kigali, no Ruanda. A BAL contará, mais uma vez, com os 12 melhores clubes de igual número de países africanos. A boa nova é que, este ano, a competição irá movimentar um total de 38 jogos em três meses.

Em termos de calendarização, a segunda temporada da BAL incluirá 15 jogos na Arena de Dakar, no período entre 5 e 15 de Março. O Complexo Desportivo Hassan Mostafa Indoor, no Cairo, Egipto, vai acolher também 15 jogos entre os dias 9 e 19 de Abril.

Já a Arena de Kigali, no Ruanda, acolhe oito jogos dos “play-offs” e finais de 21 a 28 de Maio. Os adeptos, segundo o sítio da BAL, podem registrar seu interesse em adquirirem ingressos para a competição.

Durante a segunda temporada de BAL, as 12 equipas serão divididas em duas conferências de seis equipas cada. Cada conferência terá uma fase de grupos de 15 jogos, na qual cada equipa mede forças com os outros cinco conjuntos na sua conferência. Os oito melhores classificados da fase de grupos apuram-se para os “play-offs” da BAL.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos