O País – A verdade como notícia

Feizal Sidat termina visita a Cabo Delgado limpando Estádio Municipal de Pemba

Foto: FMF

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol, acompanhado por alguns membros de direcção executiva do organismo que gere o futebol moçambicano, terminou a visita de quatro dias que realizou à província de Cabo Delgado, depois de ter estado em Nampula.

Feizal Sidat priorizou visitas às instalações desportivas, com particular destaque para os campos de futebol, como forma de incentivar os clubes e Associação de Futebol da província de Cabo Delgado a garantir a manutenção das infra-estruturas.

Em Cabo Delgado, a delegação da Federação Moçambicana de Futebol visitou os distritos de Chiúre, Montepuez e a cidade de Pemba, onde manteve encontros com representantes dos governos provincial e distrital e associações locais de futebol.

Nos encontros foram debatidos temas de interesses, casos da discussão e legalização das associações distritais, cursos de treinadores e árbitros, que a Casa do Futebol pretende levar para aquela região do país, bem como o incentivo para a comunicação mútua entre as instituições.

Por outro lado, foi reiterada a necessidade de movimentações de selecções provinciais, inscrições no Sistema FIFA Connect e a massificação de outras disciplinas do futebol, nomeadamente o futsal, futebol de praia e futebol feminino em todas categorias.

Na ocasião, Feizal Sidat deixou a promessa de continuar a levar a cabo o cumprimento das suas promessas eleitorais, por forma a desenvolver e massificar o futebol ao nível das províncias, mais concretamente nos distritos.

A fechar a sua visita na província de Cabo Delgado, Feizal Sidat juntou-se ao movimento local para fazer limpeza no Estádio Municipal de Pemba, local que vai acolher jogos locais do Campeonato Provincial, tendo em conta que a província de Cabo Delgado não tem nenhuma equipa no principal campeonato nacional de futebol, o Moçambola.

Entretanto, a Federação Moçambicana de Futebol participou, de 2 a 5 de Março corrente no Senior Team Executive Program, STEP, uma oficina de trabalho oferecida pela UEFA às confederações ao redor do mundo, através do seu programa de apoio e assistência UEFA Assist.

A acção decorreu na cidade de Durban, na vizinha África do Sul, em parceria com a COSAFA e congregou profissionais de linha executiva das respectivas federações para a discussão de matérias relacionadas com a governança e estrutura organizacional, engajamento de parceiros e planeamento estratégico.

Por outro lado, os participantes aprenderam matérias inerentes a competições, gestão financeira, marketing, liderança, gestão de projectos e gestão de crise e comunicação.

A FMF fez-se representar neste curso por Sténor Tomo (Marketing), Hotélio Marrengula (Competições) e Hermínio Ubisse (Administração e Finanças).

A UEFA STEP tem como objectivo desenvolver a liderança e as habilidades interpessoais de membros seniores da linha executiva das federações de futebol ao mesmo tempo que se configura numa plataforma de intercâmbio e partilha de boas-práticas entre profissionais das mais diversas áreas de trabalho.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos