O País – A verdade como notícia

Feizal Sidat apresenta balanço trimestral com enfoque nas infra-estruturas

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, apresenta esta quinta-feira o seu balanço trimestral referente aos últimos três meses, ou seja, desde logo a seguir à Assembleia Geral realizada em Outubro do ano passado, até esta parte.

Com um aproveitamento positivo dado pelas Associações Provinciais durante a reunião magna de 12 de Outubro, Sidat vai querer aproveitar para voltar a lançar a sua imagem com boas acções efectuadas nesse período, que incluem a nomeação do novo seleccionador nacional, Chiquinho Conde, apresentado a 26 de Outubro, os resultados dos Mambas, frente a Costa do Marfim e Malawi, bem como a conquista do torneio regional da Cosafa, pela selecção de futebol de praia, em Dezembro do ano passado.

O presidente da direcção executiva da Casa do Futebol não deixará de lado, certamente, as parcerias que foram levadas a cabo pelo organismo, nomeadamente com a Bolsa de Valores de Moçambique, os contratos de renovação com os parceiros estratégicos da FMF para apoio às selecções nacionais, bem como os cursos de treinadores de várias categorias do futebol que vêm realizando, desde o futebol, onde já foram feitos os de nível D até ao que actualmente decorre, de nível D, passando pelo curso de instrutores de futsal, entre outras.

Outro facto que não deixará de lado são as parcerias renovadas com a Confederação Africana de Futebol e a FIFA, bem como a aprovação para o país acolher o Campeonato Africano das Nações de Futebol de Praia, em Vilankulo.

Em termos infraestruturais, as entregas das sedes das Associações Provinciais de futebol, bem como o alargamento da infra-estrutura da sede da Casa do Futebol são os maiores destaques pela positiva, mas também em revista as obras de remodelação do Estádio Nacional do Zimpeto.

Espera-se que, nesta comunicação, Feizal Sidat fale de assuntos financeiros, nomeadamente os valores que foram gastos com a indemnização do ex-seleccionador nacional, Luís Gonçalves, bem como os pagamentos ao Instituto Nacional de Segurança Social.

 

CLC PRONTA PARA VISTORIAS FINAIS AOS CAMPOS DE FUTEBOL

Depois de ter realizado visitas aos campos dos clubes que vão militar no campeonato nacional de futebol, edição 2022, o Moçambola, em Janeiro e Fevereiro passado, a Comissão de Licenciamento de Clubes está pronta para fazer a avaliação final dos mesmos.

Ou seja, para os campos que não tiveram aprovação total na primeira visita, e em que a Comissão de Licenciamento de Clubes deixou recomendações, devem solicitar novamente uma vistoria, depois de efectuadas as devidas alterações.

Para tal, o referido clube deverá solicitar a presença da Comissão, custear todas despesas inerentes à visita e garantir que as recomendações deixadas foram sanadas.

Para os casos dos campos que não forem aprovados nesta segunda ronda de vistorias, as respectivas equipas não vão realizar seus jogos nos locais reprovados, devendo indicar um outro campo que tenha sido aprovado pela Comissão de Licenciamento de Clubes.

Recorde-se que, para a zona sul do país, o Estádio da Machava, campo do Costa do Sol, Liga Desportiva de Maputo e o campo de Xinavane tiveram algumas recomendações por acertar, com destaque para o relvado e os balneários, enquanto o campo da Black Bulls foi aprovado na hora, sem nenhuma recomendação.

O campo de Vilankulo também recebeu recomendações para ser melhorado.

Na zona centro, tanto o campo de Songo, como da Beira e de Quelimane foram vistoriados e deixadas recomendações para melhoramento, o mesmo acontecendo com o campo de Lichinga. Os campos de Nampula agradaram a Comissão de Licenciamento de Clubes.

A vistoria final será realizada até 31 deste mês de Março.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos