O País – A verdade como notícia

FDS mobilizam população a regressar às origens

Foto: DW

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) estacionadas no distrito de Gorongosa, nas regiões de Satungira e Nhamadjiua, posto administrativo de Vanduzi, distrito de Gorongosa, em Sofala, estão a mobilizar a população para abandonar os locais de refúgio e regressar às zonas de origem.

Segundo o comandante das tropas governamentais estacionadas em Gorongosa, desde o início da tensão militar naquela região, o coronel Wane Wane Benedito, citado por alguma imprensa, a acção surge na sequência da cessação das hostilidades militares no país, em Dezembro do ano passado.

Segundo a fonte, desde o anúncio das tréguas feito pelo líder da Renamo, Afonso Dhlakama, as tropas governamentais têm-se desdobrado na mobilização da população local para regressar às zonas de origem.

“Conversamos com as famílias para que retornem às zonas de origem e mobilizámo-las a serem portadoras da mensagem de paz, para que as outras famílias também possam regressar”, disse o comandante, acrescentando que esta mobilização está a produzir o efeito desejado.

Como resultado desta acção, segundo o coronel, mais de três mil famílias abandonaram as matas e iniciaram as suas actividades normais, praticando, por exemplo, a agricultura, o comércio informal e outras actividades de rendimento.

Contudo, o coronel Benedito descreveu o início das acções de sensibilização como tendo sido um momento turbulento, pois as pessoas estavam ainda com muito medo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos