O País – A verdade como notícia

FDS criam comando operativo em Cabo Delgado

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) decidiram, semana finda, instalar um comando operacional nos distritos de Quissanga e Macomia, em Cabo Delgado, para travar as acções de grupos armados que desestabilizam aquelas regiões.

De acordo com o Ministro do Interior, Basílio Monteiro, citado pela RM, a instalação do comando operativo surge depois de uma análise da situação operativa no terreno, com as FDS, e foram identificadas algumas linhas de fraqueza e a aposta foi nos pontos fortes que caracterizam as operações que tinham sido iniciadas.

O comando operacional para Macomia e Quissanga está a funcionar desde a meia noite de sábado, tendo como principal objectivo, a reposição da ordem e a normalização da vida das populações.

“A nossa presença como Força de Defesa e Segurança é precisamente esta. Persegui-los até a exaustão, encontra-los e tornar Mucujo, Quiterajo, Quissanga e qualquer ponto da província de Cabo Delgado livre da acção criminosa desses malfeitores” – disse à RM Basílio Monteiro.

Apesar do esforço das Forças de Defesa e Segurança, em repor a ordem e a tranquilidade, a situação de instabilidade ainda prevalece com centenas de famílias a abandonar as suas zonas habituais de residência, a procura de refúgio.

Refira-se que as acções de desestabilização iniciaram em Outubro do ano passado, com um ataque em Mocímboa da Praia.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos