O País – A verdade como notícia

FDC realiza 1ª Conferência Nacional do Movimento Mulher e Paz

A cidade da Beira acolhe a 1ª conferência Nacional sobre Mulher e Paz, a conferência organizada pelo Movimento Mulher e Paz visando promover a participação da mulher e sua influência na edificação da paz e reconciliação nacional para coesão social em Moçambique.

A conferência que será organizada pelo FDC tem por objectivo consolidar as ideias resultantes das consultas comunitárias e regionais.

A PCA da FDC, Graça Machel, disse que este é um movimento social e comunitário de construção da paz através do papel da mulher na família, comunidade e no país.

“O Presidente da República e os líderes da Renamo iniciaram um processo para o alcance da paz efectiva. Eles estão a dirigir um processo político para a paz. Esta iniciativa não entra em contradição com este processo. Pelo contrário, visa complementar e enraizar a semente da paz e reconciliação social ao nível das famílias, aldeias, bairros, e sectores de trabalhos’’, afirmou Graça Machel.

O Director de Programas da FDC, Joaquim Oliveira, disse que a iniciativa procura ampliar e aumentar o espaço, as oportunidades e as capacidades das mulheres para a sua participação e envolvimento no diálogo e nos processos políticos em curso, no de reconciliação e de estabelecimento de confiança conducentes  à coesão social inclusiva.

A conferência que terá lugar de 21 a 23 do mês em curso, vai contar com mais de 200 participantes representando todas províncias do país.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos