O País – A verdade como notícia

Família Mugabe defende enterro do Mugabe na sua terra natal e não no Acre dos Heróis

O libertador do Zimbabwe, Robert Mugabe, vai ser enterrado na sua terra natal não no Acre dos Heróis nacionais. A decisão foi hoje anunciada pela família Mugabe.

Parece o fim da polémica sobre o local de enterro do ex-Presidente Robert Mugabe que faleceu aos 95 anos num hospital de Singapura.

A família Mugabe voltou esta quinta-feira a contrariar os planos do governo do Zimbabwe que pretendia que Robert Mugabe fosse enterrado no monumento de Acre dos Heróis em Harare este Domingo.

Alguns parentes de Mugabe que continuam amargurados com o golpe militar que forçou o ex-Presidente a deixar o poder exigem que Mugabe seja enterrado na sua terra natal, Blue Roof, ou na segunda ou na terça-feira.

As cerimónias fúnebres contaram com a presença de vários líderes mundiais, incluindo o ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, o Presidente da China, Xi Jinping e o ex-líder da Cuba, Raul Castro.

O pan-africanista que esteve a liderar Zimbabwe desde 1980 deixou o poder em 2017, após uma governação marcada de repressão violenta contra opositores e má gestão da economia.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos