O País – A verdade como notícia

Família confirma que enterro de Robert Mugabe será daqui a 30 dias

Os restos mortais de Robert Mugabe só vão ser enterrados daqui a 30 dias. A família confirma que foi determinada a construção de uma capela no Acre dos Heróis, cujas obras vão levar 30 dias.

Depois do velório de Estado este sábado, domingo foi dedicado às pessoas mais próximas da família Mugabe. O corpo do antigo presidente permaneceu todo dia no seu Palácio, o famoso blueroof situado em Harare. Enquanto outros aguardavam actualização sobre o funeral privado, outros entraram dentro da casa para dar apoio aos enlutados.

Depois de uma concertação de cerca de meia hora, os líderes tradicionais subiram ao palácio para informar que esta segunda-feira o corpo de Mugabe segue para Zimba, sua terra natal, a cerca de 160 quilómetros do centro de Harare, como confirmou o porta-voz da família. “O corpo virá para Zimba amanhã de manhã e vai pernoitar aqui em Zimba e regressa a Harare na terça-feira”, disse Leo Mugabe.

Mas uma das principais notícias do dia é a confirmação da família sobre a informação que já circula dando conta de que o enterro do ícone do pan-africanismo não acontecerá esse mês.

O porta-voz dos Mugabe’s explica que isso sucede “porque os preparativos no Acre dos Heróis são longos. Então o Governo disse que vai levar 30 dias para preparar o lugar onde vai ser enterrado”, avançou.

Uma das questões que ficam por esclarecer é onde o corpo de Mugabe vai permanecer até a data do funeral, visto que desde a sua chegada na quarta-feira tem estado na casa da família. Leo Mugabe fala de dois caminhos possíveis. “Ele vai ter que ficar na morgue. Mas existem dois caminhos para fazer isso: outro é conservá-lo. Mas os chefes vão decidir o que vamos fazer”, terminou.

Depois da conclusão do velório pelos líderes tradicionais aguardar-se pela conclusão da capela no Acre Nacional dos Heróis do Zimbabwe.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos