O País – A verdade como notícia

“Falta de qualificação é entrave para Pequenas e Médias Empresas”

Milvan Muiuane, um dos oradores do Mozefo Young Leaders, diz haver desafios na qualificação das Pequenas e Médias Empresas (PME) para que possam aproveitar oportunidades nos mega-projectos.

Fundador da empresa MICOMOC, que presta serviços de fornecimento de material de mineração às multinacionais que operam em Moçambique, Milvan Muiuane é um dos convidados para ser orador no Mozefo Young Leaders, na sua segunda edição a decorrer entre 28 e 29 de Novembro. Um orador para uma área que bem conhece. Muiuane vai falar dos desafios e oportunidades das pequenas e médias empresas nos projectos de exploração mineira. “O primeiro desafio, naturalmente, é o pessoal qualifi-cado para poder responder às exigências extremamente elevadas do sector de mineração de petróleo e gás. Em segundo, as parcerias têm de ser muito bem consideradas porque muita das vezes as parce-rias que são feitas com as pequenas e médias empresas beneficiam mais as empresas estrangeiras”, afirma Milvan Muiuane, orador do Mozefo Young Leaders. Muiuane acrescenta que a solução à esses desafios está com os jovens que devem procurar sempre explorar espaços de troca de conhecimentos e de networking. “É preciso darmos tempo-a-tempo, participarmos sempre nas oportunidades que são criadas. É preciso que o jovem acredite que participando nestas conferências é possível ‘furar’ o mercado. É preciso também apostarmos muito na autoformação”, afirma.

Milvan Muiane fundou a empresa MICOMOC há cinco anos. Esta tem já uma representação na vizinha África do Sul. O jovem empreendedor será um dos oradores que se vai juntar a vários outros e a uma plateia de cerca de duas mil pessoas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos