O País – A verdade como notícia

Falta de material escolar compromete retoma das aulas em Quissanga

O Governo do distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, foi obrigado a reabrir as escolas com o regresso dos deslocados que viviam em centros de reassentamentos espalhados por toda a província, mas está a enfrentar dificuldades para a retoma das aulas devido à falta de material didáctico para os alunos e professores.

“Reabrimos seis escolas e estamos no processo de limpeza de outras cinco, mas as aulas estão condicionadas devido à falta de material escolar tanto para os alunos, assim como para os professores”, revelou Odete Luisse representante do sector de educação em Quissanga.

Actualmente, segundo a fonte, apenas cerca de 400 alunos voltaram a frequentar as aulas na Escola Primária de Montepuez, localizada no posto administrativo de Bilibiza com recurso a meios alternativos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem.

Devido a essas dificuldades que o sector da educação enfrenta e que ainda não tem uma solução para evitar que as crianças fiquem mais tempo sem estudar, o Moza Banco, no âmbito da sua responsabilidade social, doou ao distrito de Quissanga diverso material escolar.

“Este gesto enquadra-se na política de responsabilidade social do banco que tem, no sector da educação, desde o ensino primário até ao superior como prioridade. Apoiamos os alunos, especialmente os mais desfavorecidos em material didáctico com vista a facilitar e tornar mais eficiente e eficaz o processo de ensino-aprendizagem. É nosso objectivo reduzir o absentismo e o abandono escolar, bem como melhorar o desempenho académico dos alunos”, explicou Manuel Soares, presidente do Conselho Executivo do Moza Banco no acto de entrega do material escolar.

O donativo do Moza Banco era composto por quatro mil canetas, igual número de lápis, quatrocentas pastas escolares, quinhentas réguas e quatrocentos afiadores.

Além de material escolar, Quissanga vai precisar de fundos para reconstruir algumas escolas destruídas durante os ataques terroristas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos