O País – A verdade como notícia

Falta de material escolar compromete retoma das aulas em Quissanga

O Governo do distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, foi obrigado a reabrir as escolas com o regresso dos deslocados que viviam em centros de reassentamentos espalhados por toda a província, mas está a enfrentar dificuldades para a retoma das aulas devido à falta de material didáctico para os alunos e professores.

“Reabrimos seis escolas e estamos no processo de limpeza de outras cinco, mas as aulas estão condicionadas devido à falta de material escolar tanto para os alunos, assim como para os professores”, revelou Odete Luisse representante do sector de educação em Quissanga.

Actualmente, segundo a fonte, apenas cerca de 400 alunos voltaram a frequentar as aulas na Escola Primária de Montepuez, localizada no posto administrativo de Bilibiza com recurso a meios alternativos que dificultam o processo de ensino e aprendizagem.

Devido a essas dificuldades que o sector da educação enfrenta e que ainda não tem uma solução para evitar que as crianças fiquem mais tempo sem estudar, o Moza Banco, no âmbito da sua responsabilidade social, doou ao distrito de Quissanga diverso material escolar.

“Este gesto enquadra-se na política de responsabilidade social do banco que tem, no sector da educação, desde o ensino primário até ao superior como prioridade. Apoiamos os alunos, especialmente os mais desfavorecidos em material didáctico com vista a facilitar e tornar mais eficiente e eficaz o processo de ensino-aprendizagem. É nosso objectivo reduzir o absentismo e o abandono escolar, bem como melhorar o desempenho académico dos alunos”, explicou Manuel Soares, presidente do Conselho Executivo do Moza Banco no acto de entrega do material escolar.

O donativo do Moza Banco era composto por quatro mil canetas, igual número de lápis, quatrocentas pastas escolares, quinhentas réguas e quatrocentos afiadores.

Além de material escolar, Quissanga vai precisar de fundos para reconstruir algumas escolas destruídas durante os ataques terroristas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos