O País – A verdade como notícia

Falta de hábito de consultas pré-natais dificulta diagnóstico precoce do HIV nas crianças

Falta de hábito de fazer consultas pré-natais nas famílias moçambicanas dificultam o sucesso do programa nacional de diagnóstico precoce do HIV nas crianças. Ainda assim, o Ministério da Saúde considera que os resultados são encorajadores.

Ainda assim, no terreno o programa de erradicação do HIV nas crianças até 2030, chamado “Livre Para Brilhar”, está a ter resultados encorajadores.

“Durante a implementação deste equipamento foram testadas 27, 250 crianças, das quais 99.7 % recebeu o resultado no mesmo dia”, disse a ministra.

A falta de equipamentos para diagnóstico precoce infantil é outra barreira para o brilho do programa. E por isso, o Ministério da Saúde tem vindo a investir na instalação dos equipamentos.

“Foram instaladas 62 máquinas de diagnóstico infantil no ponto de atendimento, em igual número em unidades sanitárias. A grande vantagens destes equipamentos é que o resultado é dado no mesmo dia, em menos de uma hora após a colheita de sangue da criança, o que permite que caso esta seja positiva inicie o tratamento anti.retroviral o mais cedo possível”, explicou Nazira Abdula.

O Programa é liderado pelo Gabinete da Primeira Dama e enquadra-se na iniciativa das primeiras damas da União Africana, que tem por objectivo acabar com o HIV nas crianças até 2030.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos