O País – A verdade como notícia

Falem, musas, do astuto Snoop que brilha na tuga

Podia ter sido mais um reforço, na tuga, mas não o é! O tempo, aliás, os números revelam-nos um extremo-poste que tem magicado momentos de bom basquetebol no Olivais de Coimbra.

“Snoop”, não o Calvin Cordozar Broadus Jr. do fluxo vocal distinto, mas o astuto ressaltador Nelson Jossias cá do burgo, está a maravilhar em Portugal. Está a apresentar uma boa percentagem de acerto de lançamentos de campo.

Esta é a bítola do rapaz que, desde que chegou em terras lusas em 2017 (ndr:  foi campeão nacional da 1.ª divisão masculina de Portugal ao serviço do Imortal Basket Club),  mostra-se tão estranhado nos clubes que representa como os clubes nele.

Nelson “Snoop” Jossias fora, na altura, um dos destaques da sua equipa ao arrancar 22 pontos e contabilizar seis ressaltos na vitória Imortal Basket sobre a Académica de Coimbra, por 73-64, no Barreiro, resultado que valeu o título.

Mas estes são registos e marcas do passado, que valem o que valem.  A 20 de Outubro deste ano, falando agora do presente, o valoroso basquetebolista arrancou um duplo-duplo (24 pontos e 10 ressaltos) mas não evitou a derrota do Olivais de Coimbra diante do Sangalhos, por 73-71, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina, zona norte.

Em 33:40 minutos na quadra, Nelson Jossias teve uma percentagem de 47.1 por cento nos lançamentos de campo (oito em dezassete), três desarmes de lançamento e sofrendo 12 faltas.

Estes números valeram-lhe o estatuto de MVP – jogador mais valioso-  deste embate em que foi o segundo mais utilizado, seguido de Rafael Pereira (26 pontos) que contabilizou 39:04 minutos na quadra.

Rezam as crónicas que, com nove segundos por se jogar, o marcador apontava 71-71.  Nas duas últimas jogadas, o Sangalhos conseguiu marcar um cesto enquanto que o Olivais já não teve tempo para ripostar.

O Sangalhos controlou o primeiro quarto, etapa em que venceu pelo parcial de 24-21. No segundo quarto, o Olivais de Coimbra esteve melhor, tendo vencido por oito pontos: 19-11. O terceiro quarto voltou a ser controlado pelo Sangalhos que liderou com o parcial de 18-10, sendo que no quarto o Olivais venceu por um ponto: 21-20.

Estatisticamente o jogo foi muito equilibrado. O conjunto de Nelson Jossias esteve melhor na percentagem de lances livres concretizados (68% contra 55%).

Em cinco jogos realizados na 1.ª divisão, o Olivais de Coimbra soma três vitórias e duas derrotas.

Um dos valores preponderantes para a conquista da Liga Moçambicana de Basquetebol pelo Desportivo, em 2015, Nelson Jossias terminou a prova como melhor ressaltador.  

Brilhou, na quadra do pavilhão do Maxaquene, ao lado dos irmãos Pio e Augusto Matos, Paulo Sambo, Sérgio “Serginho” Hitie,  Helmano Nhatitima, entre outros.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos