O País – A verdade como notícia

Exxon Mobil inicia prospecção de hidrocarbonetos em Angoche

A empresa norte-americana, Exxon Mobil, inicia, em Outubro próximo, os trabalhos de e pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos, em Angoche, na província de Nampula.

Segundo a AIM, que cita a rádio pública, foi possível apurar, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, que já estão criadas todas as condições para o início destas actividades.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se com representantes daquela empresa, à margem da 73ª sessão da Assembleia-geral das Nações Unidas. Ainda de acordo com a AIM, foi no referido encontro que os representantes da Exxon Mobil reafirmaram o interesse de explorar hidrocarbonetos eventualmente existentes em Angoche.

O Chefe do Estado moçambicano e os representantes da empresa norte-americana não prestaram declarações à imprensa mas deixaram claro que o encontro entre as partes foi produtivo.

A participação da petrolífera norte-americana Exxon Mobil na exploração de gás natural em Moçambique iniciou, no ano passado, com a compra da participação da ENI na Bacia do Rovuma. Na altura, o Governo considerou que a participação da empresa era um passo para permitir o uso da grande competência técnica, além de tirar partido da robustez financeira da Exxon Mobil no projecto.

O Estado moçambicano arrecadou mais de 350 milhões de dólares norte-americanos decorrentes da tributação das mais-valias da transação entre a Exxon Mobil e a ENI.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos