O País – A verdade como notícia

Ex-presidente do Zimbabwe é enterrado em aldeia natal

O ex-presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, foi enterrado este sábado na aldeia de Kutama na presença de familiares e centenas de seguidores.

Contra a vontade do governo do Presidente zimbabwiano, Emmerson Mnangagwa, os restos mortais de Robert Mugabe, libertador do Zimbabwe e fundador da ZANU-PF, foram este sábado a enterrar na vila de Kutama, sua terra natal.

Mnangagwa insistiu que os restos mortais de Mugabe, considerado herói nacional, fossem depositados no monumento dos heróis nacionais, mas de acordo com a família Mugabe, fazia parte do desejo do finado que seu enterro fosse na sua terra natal. Após uma longa polémica, as autoridades governamentais conformaram-se com a decisão da família.

Mugabe faleceu aos 95 anos em Singapura, onde foi receber tratamento médico contra o cancro. O ex-Presidente do Zimbabwe desde 1980, ano da independência do país, foi deposto do poder pelo seu “braço-direito” Emmerson Mnangagwa, em 2017, depois de tentar promover a sua esposa, Grace Mugabe, à sua sucessão.

Segundo o sobrinho Leo Mugabe, desde a sua chegada de Singapura, o corpo de Mugabe sempre esteve sob a vigilância da família, alegadamente para se evitar que as autoridades se apropriassem de algumas partes do cadáver para fins rituais, avançou Reuters.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos