O País – A verdade como notícia

Exposição fotográfica ‘O que é preciso é amor’ inaugurada em Maputo

O que é preciso é amor é o título da exposição fotográfica de Iria Marina, Mário Cumbana, Yassmin Forte, Tomás Cumbana, Tina Kruger e Adiodato Gomes. A colectiva foi inaugurada esta quarta-feira, no Balcão Premier do Absa Bank Moçambique, na cidade de Maputo.

Com a curadoria do fotógrafo espanhol Héctor Mediavilla e produção e montagem de Filipe Branquinho, a mostra narra as várias formas de amor, pelas pessoas, pelos animais, pelos objectos e pelas circunstâncias. Na verdade, a exposição é resultado duma formação de fotografia organizada pelo programa ACERCA, da Cooperação Espanhola, que busca, além da capacitação, criar vínculos internacionais entre artistas. Trata-se de um projecto coordenado pela Embaixada da Espanha em Moçambique, com efeito, realizado por seis fotógrafos, dos quais cinco são moçambicanos e uma residente há muitos anos, que escolheram, individualmente, um aspecto vinculado ao amor para desenvolver os seus projectos, numa perspectiva visualmente rica e impactante.

Para o fotógrafo Adiodato Gomes, a colectiva com a temática que tem se justifica porque não há nada melhor do que o amor. “Acredito que ninguém quer estar triste neste mundo, sobretudo agora, com esta pandemia”.

A exposição é constituída por obras de fotógrafos profissionais, “e julgamos que era uma boa oportunidade para trabalhar com colegas que não se vêem, e, assim, partilhar trabalhos”, disse Iria Marina.

A exposição O que é preciso é amor foi inaugurada na presença da Ministra da Cultura e Turismo. Eldevina Materula disse que a exposição a levou a reflectir sobre a descrição do resultado do amor, que são as relações pessoais. “Estão aqui patentes várias formas de amar. De facto, o que nós precisamos é o amor e aqui temos o amor em forma de fotografia”.

Do lado da organização, interveio Rui Barros, do Absa Bank Moçambique: “estamos muito contentes com o lançamento desta exposição em parceria com a Embaixada da Espanha de Moçambique, que financiou este projecto e lançou o desafio a jovens moçambicanos a fotografarem a nossa cultura sobre o tema O que é preciso é amor e a sua interpretação tão diferentes entre si”.

O que é preciso é amor estará patente no Balcão Premier do Absa Bank Moçambique até 21 de Novembro.

 

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos