O País – A verdade como notícia

Exportações em Tete atingem mais de 18 mil milhões de meticais 

A província de Tete arrecadou mais de 18,8 mil milhões de meticais  em 2017, resultantes da exportação de vários produtos, particularmente carvão mineral, energia eléctrica, tabaco, milho, algodão, peixe (tilápia e kapenta), madeira e farinha de milho, avança a AIM.

Segundo o director provincial da Indústria e Comércio de Tete, João Feliciano, a maioria dos produtos foi exportada para África do Sul, Alemanha, Turquia, Argentina, Bélgica, Singapura, Portugal, Roménia.

“No ano passado conseguimos de exportações um valor de 18.802.287,2 meticais. Este montante corresponde a 115,5% do cumprimento do plano que tínhamos fixado de 16.278.329,6 meticais”, afirmou.
Segundo a fonte, a cifra representa um crescimento de 10 por cento comparativamente ao ano de 2016, que foi influenciado pelo aumento do volume de exportações de tabaco, madeira e peixe da albufeira de Cahora Bassa.
“Estamos satisfeitos, porque houve subida de valores resultantes das exportações, se nós compararmos com o que fizemos em 2016, são 17.071.889,4 meticais”, afirmou. 

“O nosso sector registou também no ano passado uma produção industrial de diversos bens no valor de 8,365,825.5 meticais”, acrescentou, para de seguida explicar que corresponde a 124% do cumprimento do plano e um crescimento na ordem de 36%, quando comparado com a produção de 2016. 

“O crescimento que registamos foi influenciado pelo aumento da produção de produtos alimentares, por exemplo, a farinha de milho. Também tivemos a produção de farelo, ração animal. A inclusão de dados da indústria panificadora, bem como o aumento do volume de processamento de tabaco também foram factores determinantes para que tivéssemos subida de produção industrial”, sublinhou.

A província de Tete conta actualmente um total de 2.236 unidades industriais. No ano passado foram licenciadas 40 pequenas e médias empresas. 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos