O País – A verdade como notícia

Expedito Araújo faz uma ode a Sónia Sultuane

O actor brasileiro Expedito Araújo vai homenagear Sónia Sultuane, na Cidade de Maputo. O evento está marcado para próxima quinta-feira e surge para celebrar os 20 anos de carreira da autora de Roda das encarnações.

Para muitos, 2001 pode parecer que foi ontem. Mas não foi. Lá se vão, precisamente, 20 anos, o tempo que Sónia Sultuane dedica-se aos livros. Ou melhor, em 2001, a poeta, como gosta de ser tratada, estreou-se em livro com o título Sonhos, editado pela Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO). São duas décadas de entrega à poesia. Por isso, para assinalar a qualidade literária e o tempo de escrita de uma voz importante para a literatura moçambicana, o actor brasileiro residente em Maputo, Expedito Araújo, resolveu fazer uma ode a autora em jeito de leitura dramática.

A sessão vai realizar-se próxima quinta-feira, a partir das 16h30, da Cidade de Maputo para o mundo, o mesmo que dizer que será um evento online, partilhado através da página Facebook do Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM). “Posso dizer que esta live vai trazer um mergulho no universo da mulher de uma forma sensível e muito diferente do que tenho feito. Neste momento de ensaio, tenho mergulhado nessas águas que os poemas trazem. A escrita de Sónia Sultuane é quase um lugar entre as águas e o céu, com esse espaço azul”, afirmou esta sexta-feira, Expedito Araújo, acrescentando, de seguida, as razões que o levaram a celebrar a escrita de Sónia Sultuane. “Eu vou fazer uma leitura dramática de poemas do livro Roda das encarnações, que traz poemas que fazem bater o coração mais forte, pela forma como Sónia Sultuane usa as palavras. Esta será uma homenagem muito especial a uma artista com um trabalho muito singular”.

Os poemas que serão recitados pelo actor brasileiro residente em Maputo há vários anos compõem o livro Roda das encarnações, publicado em Moçambique, pela Fundação Fernando Leite Couto, e no Brasil, pela editora Kapulana.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos