O País – A verdade como notícia

Ex-dirigentes do BNA e Fundo Soberano de Angola constituídos arguidos

O ex-governador do Banco Nacional de Angola, Valter Filipe, e o antigo PCA do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, foram constituídos arguidos pela Procuradoria-Geral da República, num caso de alegada burla de 500 milhões de dólares, valor transferido para o Reino Unido, onde terá sido bloqueado.

Segundo avança a VOA, uma fonte da Procuradoria disse que os ex-dirigentes já foram ouvidos pela Direcção Nacional de Acção Penal.

Conforme os meios de comunicação locais, o caso é referente a transferência, em Setembro passado, de 500 milhões de dólares do Banco Nacional de Angola para uma conta no Crédit Suisse de Londres, como garantia para um suposto financiamento de 30 biliões de dólares e para realizar a transferência, José Filomeno dos Santos recorreu a uma sua empresa-fantasma, a Mais Financial Services.

A referida transferência terá contribuído para a demissão, a 27 de Outubro passado, do então governador do Banco Nacional, Valter Filipe.

O jurista Zola Ferreira Bambi disse, à VOA, esperar que se faça justiça e que não haja influências nos procedimentos de instrução processual.

A VOA diz ter tentado falar com os advogados de Valter Filipe e José Filomeno dos Santos, mas sem sucesso.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos