O País – A verdade como notícia

Exames da 10ª e 12ª Classes já circulam nas redes sociais e MINEDH diz que são falsos

Começam amanhã exames da 10ª e 12ª Classes em todo o país. Há menos de 24 horas para o início das avaliações já circulam nas redes sociais alguns exemplares.

Os documentos circulam já há dois dias. À primeira vista parecem autênticos, no cabeçalho vem um símbolo da COVID-19, o emblema da República de Moçambique, o nome das instituições responsáveis pelos exames (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Conselho Nacional de Exames, Certificação e Equivalências, respectivamente), a disciplina a que o exame corresponde e o ano, que é 2021. Dados que confundem e chamam atenção a qualquer candidato aos exames finais do Ensino Secundário Geral.

Na internet, há exames de todas as disciplinas, uns à venda com a própria guia de correcções, com preços que variam de vendedor para vendedor e outros que são encontrados de forma gratuita, nalgumas páginas do facebook ou até mesmo no whatsapp.

O Ministério da Educação, também teve acesso aos mesmos e assegurou, ao “O País” que são falsos.

“Gostaríamos de dizer que não são verdadeiros, não são exames de 2021” garantiu Gina Guibunda, porta-voz do MINEDH, para depois lamentar que “Infelizmente, algumas pessoas de má-fé estão a pôr a circular esses exames”.

Segundo Guibunda os exames em circulação são dos anos passados, o que aconteceu é que os infractores trocaram apenas o ano. A proveniência dos mesmos ainda é desconhecida, mas a porta-voz assegura que os verdadeiros estão guardados em segurança.

” Os exames já estão nas províncias, as províncias já começaram com a distribuição e estão em segurança para poderem fazer o controlo. Por outro lado, queremos dizer que o exame é uma avaliação normal como as outras e os estudantes devem ter isso em mente, mas a diferença é que este é um exame final”.

O Ministério da Educação apela aos alunos a se concentrarem no que estudaram ao longo do ano e não desviarem suas atenções para os documentos em circulação, porque estarão a perder tempo.

Ao todo serão examinados 562.238 alunos, sendo 360.765 da 10ª classe e 201.473 da 12ª classe.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos