O País – A verdade como notícia

Europa, América e Ásia interessados em novas áreas de gás em Moçambique

Companhias petrolíferas de três continentes, nomeadamente, Europa, América e Ásia estão interessadas em saber se há ou não petróleo e gás natural em novas áreas abertas no âmbito do sexto concurso de pesquisa e prospecção de gás natural lançado em Novembro do ano passado, fez saber hoje em Doha, Qatar, o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleos (INP).

Falando à margem do Fórum de Países Produtores e Exportadores de Gás, Carlos Zacarias, revelou que a resposta das companhias tem sido “boa”, tendo em conta a situação real do mercado do petróleo e gás. “Estamos a ter interacção com várias companhias, algumas que estão na Europa, na América, na Ásia. Esperamos que no final tenhamos uma boa reacção em termos de recepção de propostas relativas a esse concurso”, avançou Carlos Zacarias.

Neste momento, segundo o chefe da instituição reguladora do sector de hidrocarbonetos, as companhias estão numa fase de levantamento de informações sobre as áreas.

No que toca à prospecção de gás na província de Sofala, na bacia de Búzi, Carlos Zacarias explicou que depois da abertura de dois furos que confirmam a existência de gás naquele ponto do país, decorre a avaliação e verificação de quantidades reais existentes de modo a serem desenhados os projectos correspondentes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos