O País – A verdade como notícia

EUA lançam iniciativa para reforçar habilidades de empregabilidade dos jovens no país

Foto: Embaixada dos Estados Unidos

O Governo dos Estados Unidos da América (EUA), através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), lançou um programa de desenvolvimento de carreiras no ensino superior, nas províncias de Maputo e Manica. A referida iniciativa visa fomentar o acesso à empregabilidade dos jovens no país.

O Governo norte-americano  lançou a Iniciativa de Desenvolvimento de Carreira do Ensino Superior, uma parceria colaborativa entre a Michigan State University, a Universidade Eduardo Mondlane, o Instituto Superior Politécnico de Manica e a Universidade Púnguè.

Segundo um comunicado enviado à Redacção do jornal “O País”, este projecto irá aumentar o acesso a serviços de empregabilidade de qualidade através do fomento de Centros de Desenvolvimento de Carreira sustentáveis ​​em Moçambique.

“Esses centros contarão com a experiência de líderes da Michigan State University para estabelecer formação e actividades que garantam que os alunos, incluindo mulheres e pessoas com deficiência, se formem com habilidades técnicas, empresariais e sociais para ingressar e prosperar no mercado de trabalho actual e futuro”, lê-se na nota.

Para além de melhorar as competências individuais dos estudantes, o programa irá construir laços sustentáveis ​​entre as universidades e o sector empresarial moçambicano, para que as universidades possam adaptar continuamente os seus trabalhos de curso e formação para responder às exigências do mercado de trabalho.  A equipa do Centro de Desenvolvimento de Carreira também obterá conhecimento aprofundado sobre o desenvolvimento dos jovens, preconceitos de género e questões de acessibilidade, questões de recursos humanos e construção de parcerias através de formação.

“O Governo dos Estados Unidos da América tem orgulho em apoiar este programa.  À medida que os jovens moçambicanos se envolvem cada vez mais nas economias globais e regionais, este programa ajudará a preencher a lacuna entre a juventude e os empregadores, ligando melhor as instituições educacionais às necessidades em constante mudança do sector privado e dando aos estudantes informações e competências necessárias para o sucesso”, disse Helen Pataki, directora da Missão da USAID.

A USAID irá investir mais de dois milhões de dólares para estes Centros de Desenvolvimento de Carreira nos próximos quatro anos.  O apoio à educação e ao emprego é uma componente crítica da assistência mais ampla do Governo dos EUA no país.  Em estreita colaboração com o Governo moçambicano, os EUA fornecem mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica, e apoiar o desenvolvimento global da nação.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos