O País – A verdade como notícia

EUA “interessados numa parceria com Moçambique” contra o terrorismo

O coordenador do Governo americano para o contra-terrorismo, Nathan Sales, reuniu com o Presidente da República, Filipe Nyusi, e a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo. Sales salientou a necessidade de cooperação internacional para derrotar os terroristas em Cabo Delgado.

“Os Estados Unidos estão seriamente interessados numa parceria com Moçambique” para combater os ataques terroristas na província de Cabo Delgado, disse o diplomata e acrescentou a necessidade de estreitar a amizade entre os dois países, “enquanto juntos enfrentamos o desafio do terrorismo”.

O embaixador dos E.U.A. para Moçambique disse que “o Governo dos EUA está comprometido a trabalhar com o Governo de Moçambique, bem como outros parceiros de desenvolvimento, organizações da sociedade civil e o sector privado, para promover a estabilidade e fortalecer a resiliência das comunidades moçambicanas afectadas pelo extremismo violento e terrorismo”, refere uma nota enviada ao “O País”.

O diplomata sublinhou, segundo a fonte que citamos, “a necessidade de lutar contra o terrorismo e o extremismo violento com segurança e apoio ao desenvolvimento, ao mesmo tempo que protege a população civil e fornece assistência humanitária às pessoas deslocadas pela violência”.

Sobre esta última questão, a Embaixada dos EUA alocou 42 milhões de dólares para projectos humanitários e de desenvolvimento sócio-económico em Cabo Delgado, complementando as prioridades da Agência para o Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN).

A nota a que “O País” teve acesso acrescenta que, além do referido apoio monetário, através de equipas médicas móveis, financiadas através do Plano de Emergência do Presidente dos E.U.A. para o Alívio do HIV (PEPFAR), os serviços de saúde que salvam vidas aos deslocados devido à violência continuam.

“Estes esforços, e outros, fazem parte dos 500 milhões de dólares em assistência anual a Moçambique”, explica o documento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos