O País – A verdade como notícia

EUA expulsam 27 diplomatas russos

A tensão entre os EUA e Rússia está ao rubro, sobretudo, tendo em conta o iminente ataque russo à Ucrânia. Esta sexta-feira, por exemplo, 27 diplomatas russos foram expulsos dos Estados Unidos, o que levou a Rússia a prometer reacção mais forte.

Desde 2017, o número de diplomatas russos em Washington caiu de 1.200 para 120, o que mostra o elevado nível de intolerância política entre os dois países. Actualmente, a tensão entre os dois países aumentou por causa das ameaças da Rússia em invadir a Ucrânia, que é aliada dos Estado Unidos da América.

Na sequência da guerra diplomática entre as duas grandes potências mundiais, os Estados Unidos da América exigiram que outros 55 diplomatas saíssem do país até ao final de 2022, segundo a Reuters. A embaixada russa em Washington disse que os restantes diplomatas deixaram o país até ao final de Junho.

As exigências dos Estados Unidos da América para a redução do corpo diplomático russo têm sido regulares desde o início do mandato de Joe Biden, por conta da sua posição mais firme em relação à Rússia, comparativamente a Donald Trump, anterior timoneiro da Casa Branca.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos