O País – A verdade como notícia

EUA e oposição da Venezuela assinam acordo para alocação de USD 98 milhões para acções anti-regime

Os Estados Unidos da América e representantes da oposição venezuelana assinaram um acordo que prevê alocação de 98 milhões de dólares para aprofundar acções para uma mudança de regime na Venezuela.

De acordo com Juan Guaidó, trata-se de um acordo histórico bilateral que fortalecerá as capacidades para cessar a usurpação presidencial e garantir a liberdade da Venezuela.

Os recursos aprovados pelos EUA vão ser "administrados por organizações e fundações internacionais, para apoiar o desenvolvimento de uma política estrangeira legítima e aumentar a pressão internacional, combater a censura e a manipulação ditatorial", além da defesa e protecção de activos (venezuelanos) no estrangeiro.

A verba destina-se, também, a fortalecer o plano de recuperação da Venezuela, o apoio à sociedade civil, a defesa dos direitos humanos e a luta por eleições verdadeiramente livres.

"Este acordo reafirma a confiança e apoio firme da administração do presidente Donald Trump e do Congresso dos EUA ao presidente (do parlamento) Juan Guaidó, perante uma ditadura cada vez mais débil e isolada", explica.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos