O País – A verdade como notícia

EUA e Moçambique firmam parceria para preservar florestas e vida selvagem em Niassa

Foto: Revista Pontos de Vista

Além da preservação das florestas, a parceria entre os Governos dos Estados Unidos da América (EUA) e de Moçambique visa prestar apoio ao desenvolvimento económico das comunidades dentro da reserva.

Com esta iniciativa, que junta a Administração Nacional de Áreas de Conservação (ANAC), a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem e concessionárias privadas da Reserva Especial do Niassa (REN), as partes pretendem impulsionar a aplicação das leis de conservação e gestão florestal sustentável na REN, a maior área protegida do país.

Segundo um comunicado da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), desde 2015, o Governo dos EUA comprometeu-se a investir USD 28 milhões em programas de apoio à REN.

Várias instituições do Governo dos EUA contribuem para reforçar a capacidade do pessoal da REN no apoio à gestão dos recursos naturais e combate aos crimes contra a vida selvagem e a exploração da madeira.

Estas agências incluem a USAID, o Departamento de Estado para Assuntos Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei (INL) e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS).

“O apoio do Governo dos EUA à REN preserva uma área protegida essencial e as suas grandes populações de elefantes, pelo que o nosso apoio ajuda a aumentar os rendimentos domésticos e a produção agrícola nas comunidades circundantes”, disse o embaixador dos EUA em Moçambique, Peter H. Vrooman, acrescentando que esta parceria ajuda Moçambique a deter as redes criminosas internacionais que alimentam a corrupção e roubam o capital natural das comunidades.

A protecção da vida selvagem, a melhoria da gestão dos recursos naturais, e a promoção do envolvimento da comunidade nos esforços de conservação nas áreas protegidas e nas suas imediações são componentes críticos da assistência mais ampla do Governo dos EUA em Moçambique.

Maior do que a Suíça, a REN é reconhecida como a mais importante área protegida em Moçambique, crucial para a conservação global da vida selvagem, especialmente do leão africano, do cão selvagem e do elefante.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos