O País – A verdade como notícia

Reduzidas manobras militares conjuntas entre Coreia do Sul e EUA

Iniciam esta segunda-feira as manobras militares conjuntas anuais entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos da América. As manobras vão decorrer numa escala reduzida devido à pandemia da COVID-19 e a esforços diplomáticos para não hostilizar Pyongyang.

Os exercícios, que arrancam no dia 08 de Março, terão duração de nove dias, segundo esclareceu o Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS), citado pelo Notícias ao Minuto.

Conhecidos como CPX, os exercícios assentam-se principalmente numa simulação informática, e não incluirão, este ano, qualquer manobra ao ar livre e o número de tropas e equipamento envolvido será “minimizado”, devido ao novo Coronavírus e aos esforços diplomáticos para retomar o diálogo sobre a desnuclearização com a Coreia do Norte.

Apesar da escala reduzida, ainda persistem dúvidas sobre a possível resposta da Coreia do Norte, que considera estes exercícios um ensaio para invadir o seu território.

O diálogo sobre a desnuclearização com a Coreia do Norte está paralisado desde a cimeira de Hanói, em Fevereiro de 2019, após os Estados Unidos terem recusado a suspender as sanções a Pyongyang, por considerarem a oferta de desarmamento do regime norte-coreano insuficiente.

O Notícias ao Minuto escreve que após o fracasso do governo de Donald Trump em resolver o conflito, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, instou em Janeiro o governo do democrata Joe Biden a propor novas alternativas para retomar o diálogo, alertando que Pyongyang está a preparar novos testes de armas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos