O País – A verdade como notícia

EUA desencadeiam ataque com drone em Cabul

Foto: Gazeta do Povo

Os Estados Unidos da América (EUA) levaram a cabo, ontem, um ataque, com recurso a drone, a um veículo com explosivos, alegadamente, do Estado Islâmico na capital afegã, Cabul.

Segundo escreve o Notícias ao Minuto, citando uma fonte militar dos EUA, não houve vítimas no ataque que teve como alvo um veículo do Estado Islâmico suspeito de ter uma bomba para ser accionada no aeroporto da capital, onde milhares de pessoas continuam a tentar abandonar o país.

“As forças militares levaram a cabo um ataque aéreo não-tripulado de autodefesa a um veículo em Cabul, eliminando uma ameaça iminente do Estado Islâmico ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai”, esclareceu o capitão Bill Urban, porta-voz do Comando Central dos EUA, citado pelo Notícias ao Minuto.

A fonte militar revelou, ainda, que, após o ataque norte-americano, ocorreu uma segunda explosão, que comprova que o veículo tinha material explosivo no seu interior.

Segundo um primeiro balanço oficial, não houve civis mortos na sequência do ataque.

“Estamos confiantes de que atingimos com sucesso o alvo. Estamos a avaliar a possibilidade de ter havido baixas civis, mas, até ao momento, não temos qualquer indicador nesse sentido. Continuamos atentos a possíveis ameaças”, avançou o responsável.

Por conta da situação cada vez mais tensa que se vive em Cabul, os ministros dos Negócios Estrangeiros de vários países reúnem-se, esta segunda-feira, por videoconferência para discutir os próximos passos no Afeganistão.

De acordo com um comunicado divulgado no domingo, citado pelo Notícias ao Minuto, os participantes no encontro vão discutir uma abordagem concertada para os próximos dias e semanas.

As conversações vão incluir representantes da França, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido, Turquia, Catar, União Europeia e NATO.

Ainda esta segunda-feira, está agendada uma reunião dos membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas sobre a situação no

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos