O País – A verdade como notícia

EUA agradecem à África do Sul pela transparência sobre nova variante

Foto: Lusa

O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) agradeceu hoje às autoridades sul-africanas pela sua transparência na comunicação em relação à nova variante do vírus da COVID-19, Omicron, considerando-a um exemplo para o resto do mundo.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, manteve uma conversa telefónica com a sua homóloga sul-africana, Naledi Pandor, a quem transmitiu o seu apreço pela cooperação em matéria de saúde pública entre os dois países, disse o Departamento de Estado num comunicado.

Citado pela Lusa, Blinken elogiou também a “identificação rápida” da nova variante do Coronavírus por parte dos cientistas sul-africanos.

A detecção desta nova variante na África Austral é preocupante para a comunidade científica porque apresenta uma amálgama de mais de 30 mutações que, embora algumas tenham sido observadas noutras variantes, como a Beta, esta é a primeira vez que são vistas juntas.

Os receios desta nova variante levaram vários países em todo o mundo, incluindo na União Europeia, a encerrar o tráfego aéreo de países da África Austral, em particular da África do Sul e do Botsuana.

Os EUA, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Singapura, Canadá, Áustria e Israel estão entre os países que suspenderam temporariamente as viagens ou anunciaram que irão impor restrições.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos