O País – A verdade como notícia

EUA afirmam que Putin pondera utilizar armas químicas na Ucrânia

Foto: DW

Quase um mês depois do início da guerra na Ucrania, o Presidente dos EUA, Joe Biden, alerta que a Rússia está a considerar o uso de armas químicas e biológicas na Ucrânia. E promete resposta severa do Ocidente se isso acontecer.

“Ele afirma que nós, os EUA, temos armas biológicas e químicas na Europa, mas isso simplesmente não é verdade. Também sugerem que a Ucrânia tem armas biológicas e químicas. É um sinal claro de que Putin está a considerar usar ambas as armas”, afirmou.

Segundo a DW, Biden lembrou, ainda, que Putin já usou armas químicas no passado e, por isso, é preciso ter cuidado com o que pode estar prestes a acontecer. “Ele sabe que haverá consequências graves devido à frente unida da NATO”, avisou.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está já a recolher provas de crimes de guerra cometidos pelas forças russas durante a invasão da Ucrânia, para eventuais processos contra os responsáveis na justiça, anunciou o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

Os EUA estão a assistir a “ataques indiscriminados contra civis ucranianos” por parte da Rússia, referindo que “em muitos casos são intencionais”, sublinhou o porta-voz.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos