O País – A verdade como notícia

Etiópia reconquista Adigrat em ofensiva para tomar capital de Tigray

O governo etíope reconquistou a cidade de Adigrat em sua ofensiva militar para tomar a capital de Tigray, Mekele, com o objectivo de derrubar a Frente de Libertação de Tigray (TPLF).

Adigrat, uma das cidades mais importantes da região norte e localizada a cerca de 120 quilômetros de Mekele, foi assumida este sábado após a conquista de Aksum e Adwa na sexta-feira, segundo revela a Dw.

“Nossas forças libertaram hoje a cidade de Adrigat da milícia TPLF, depois de ter assumido o controle das áreas vizinhas ontem à noite”, declarou o primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed.

A Dw refere que na sexta-feira, o porta-voz da milícia, Getachew Reda, ex-ministro de Comunicação da Etiópia, afirmou no Facebook que as forças Tigrinya tinham derrotado as tropas federais nos campos de batalha de Raya e Zalambasa.

Tigray, que faz fronteira com a Eritréia e o Sudão, permanece isolado e com as telecomunicações cortadas desde o início dos conflitos a 04 de Novembro corrente. A medida, imposta pelo governo central, foi uma retaliação a um ataque das forças TPLF a uma base do exército etíope na região, dificultando a verificação de informações no local.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos