O País – A verdade como notícia

Ethale Talks de Frankfurt: “Internet permite maior colaboração na literatura africana”, James Murua

Foto: Julian Manjahi

 

A editora Ethale Publishing levou a série de debates sobre questões contemporâneas africanas, designada Ethale Talks, à a Feira do Livro de Frankfurt, realizando uma conversa entre James Murua, jornalista e escritor queniano, e Jessemusse Cacinda.

De acordo com a Ethale Publishing, James Murua tem sido considerado como um dos mais notáveis divulgadores da literatura africana através do seu blog de literatura africana e afrodiaspórica, assim como através de colaborações em medias estabelecidas. Na sessão  defendeu que a internet está hoje a permitir maior colaboração na literatura africana. “Os círculos literários trabalhavam separados, mas a penetração da internet no continente africano permitiu que muitas barreiras físicas e linguísticas fossem quebradas e hoje estamos a ver muitos profissionais da indústria literária africana e de vários países fazerem antologias, festivais, tertúlias e várias actividades literárias juntos”, disse Murua.

Ainda de acordo com Murua, as tecnologias de informação e comunicação estão a facilitar maior ligação entre os actores literários do continente. Por isso, quanto maior for o investimento nas infra-estruturas que ligam os países e povos, melhor será para a indústria literária.

A sessão dos Ethale Talks na Feira do Livro de Frankfurt teve como tema geral, o que as instituições culturais europeias podem fazer para apoiar no desenvolvimento da indústria africana. Em resposta à questão, James Murua disse, avança a nota da editora Ethale, que apoio financeiro, técnico e programas de exportação da literatura africana para europa, através de traduções e edições para o mercado europeu são algumas das acções a ter em conta.

Quando questionado se a literatura produzida nas línguas africanas poderiam constituir uma oportunidade de negócio para as editoras europeias, o jornalista queniano disse que sim, tendo apresentado como exemplo o grande interesse que o mundo hoje tem pela literatura do mundo swahili.

“A participação da Ethale Publishing na Feira do Livro de Frankfurt incluiu também a exposição de livros desta editora moçambicana na feira para além de participar como ouvinte em diversas mesas que discutiram tópicos relevantes para o desenvolvimento da indústria do livro no mundo”, realça a editora.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos