O País – A verdade como notícia

ETA de Chilembene com capacidade para alimentar 32 mil habitantes

O aumento da capacidade de produção de água da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Chilembene é resultado da reabilitação e ampliação da antiga infra-estrutura, uma iniciativa do Governo, através do Projecto Pravida.

Antes, o sistema beneficiava cerca de 11.500 habitantes, durante 15 horas por dia, mas, com a intervenção, o sistema passa a ter capacidade de abranger 32 mil pessoas 24 horas por dia.

Neste momento, o sistema está a abastecer água a 12. 240 habitantes, sendo que até 2024 o FIPAG – dono da obra – espera atingir 22. 700 habitantes. Porém, toda a infra-estrutura tem capacidade de alimentar até 32 mil habitantes.

As obras foram inauguradas hoje, pelo Presidente da  República, estão orçadas em 151 milhões de meticais.

No seu discurso, Filipe Nyusi defendeu que a iniciativa poderá melhorar a qualidade de vida das comunidades beneficiadas “neste contexto difícil da COVID-19, que impõe intensificação das medidas de higiene através da lavagem das mãos”.

Na ocasião, o Chefe de Estado exortou à população e aos gestores das infra-estruturas para que possam garantir uso sustentável daquele recurso.

Além de Chilembene, o sistema irá melhorar a produção e distribuição de água das comunidades de Chalucuane, Chiguidela, Malhazine, Hókwe e Mapapa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos