O País – A verdade como notícia

Estudo diz que STV e Jornal O País foram imparciais na campanha eleitoral de 2018

A STV e o Jornal O País tiveram uma cobertura imparcial nas eleições autárquicas de 2018, segundo uma pesquisa das organizações da sociedade civil moçambicana e o Sindicato Nacional de Jornalistas, divulgada hoje em Maputo.

Durante a campanha eleitoral das eleições autárquicas, o estudo avaliou 1603 peças jornalísticas de rádio, televisão, jornais diários e semanários. E uma das constatações é que a STV e jornal O País não divulgaram conteúdos negativos sobre os concorrentes e seus partidos.

Entretanto, a directora executiva do Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, Maria Mangueleze, lamenta o facto de a divulgação da actividade eleitoral pela imprensa circunscrever-se aos centros urbanos.

Maria Mangueleze acusou os órgãos de comunicação social de priorizar a promoção dos partidos políticos e seus candidatos em detrimento das expectativas dos eleitores.

No estudo intitulado monitoria da cobertura dos media nas eleições para os conselhos autárquicos de 2018 em Moçambique, os autores reclamam ainda a inclusão de jornalistas do sexo feminino na cobertura dos processos eleitorais, em particular da campanha eleitoral.

A pesquisa foi divulgada no âmbito da celebração do Dia do Jornalista Moçambicano, efeméride que coincide com os 41 anos da criação do Sindicato Nacional de Jornalistas.  

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos