O País – A verdade como notícia

Estudo diz que STV e Jornal O País foram imparciais na campanha eleitoral de 2018

A STV e o Jornal O País tiveram uma cobertura imparcial nas eleições autárquicas de 2018, segundo uma pesquisa das organizações da sociedade civil moçambicana e o Sindicato Nacional de Jornalistas, divulgada hoje em Maputo.

Durante a campanha eleitoral das eleições autárquicas, o estudo avaliou 1603 peças jornalísticas de rádio, televisão, jornais diários e semanários. E uma das constatações é que a STV e jornal O País não divulgaram conteúdos negativos sobre os concorrentes e seus partidos.

Entretanto, a directora executiva do Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, Maria Mangueleze, lamenta o facto de a divulgação da actividade eleitoral pela imprensa circunscrever-se aos centros urbanos.

Maria Mangueleze acusou os órgãos de comunicação social de priorizar a promoção dos partidos políticos e seus candidatos em detrimento das expectativas dos eleitores.

No estudo intitulado monitoria da cobertura dos media nas eleições para os conselhos autárquicos de 2018 em Moçambique, os autores reclamam ainda a inclusão de jornalistas do sexo feminino na cobertura dos processos eleitorais, em particular da campanha eleitoral.

A pesquisa foi divulgada no âmbito da celebração do Dia do Jornalista Moçambicano, efeméride que coincide com os 41 anos da criação do Sindicato Nacional de Jornalistas.  

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos