O País – A verdade como notícia

Estudantes do ensino superior vão receber computadores a partir de Novembro

É a partir de Novembro do ano em curso que os estudantes do ensino superior e técnico-profissional em Moçambique passarão a beneficiar-se da iniciativa “um estudante, um computador”, segundo indicou o porta-voz do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Tonela.

Anunciada no ano passado, a iniciativa visa fazer face às dificuldades de acesso às tecnologias de informação e comunicação no ensino superior, principalmente com os desafios impostos ao sector com a entrada em vigor do sistema de ensino híbrido (ensino presencial e online).

Durante a conversa com a imprensa, o Ministério do Ensino Superior reconheceu a fraca qualidade do sistema híbrido no país, porém invoca o factor inexperiência como uma das razões para a pouca qualidade do sistema.

“A introdução do sistema híbrido não nos deu tempo para preparação. O professor não foi formado para este sistema; as instituições não tinham ainda condições tecnológicas para responder aos desafios; muito menos os estudantes estavam preparados para aprender por estas vias” explanou a fonte.

Entretanto, com a noção clara dos problema existentes, o sector garante estarem em curso acções para melhoria.

“Estamos a investir na capacitação do corpo docente, sob ponto de vista de recursos tecnológicos e digitais; estamos a apostar no apetrechamento das instituições de ensino superior, através do Fundo de Desenvolvimento Institucional, mas também estamos a investir no próprio estudante, através da iniciativa um estudante, um computador” explicou Alberto Tonela.

Estas informações foram deixadas nesta quarta-feira, em Maputo, durante a abertura do Conselho Coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, dirigida pelo Ministro do pelouro, Daniel Daniel Nivagara, a decorrer de 7 a 9 de Julho corrente, sob o lema “Conhecimento científico e inovação na era digital, impulsionando o desenvolvimento sustentável”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos