O País – A verdade como notícia

Estados Unidos anunciam ter abatido dirigente da Al-Qaeda na Síria

Foto: Notícias ao Minuto

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram, nesta sexta-feira, que um dirigente do grupo extremista Al-Qaeda, na Síria, foi morto pelo seu exército num ataque com drone.

“Um ataque aéreo norte-americano realizado hoje [sexta-feira] no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaeda Abdul Hamid al-Matar”, indicou o comandante John Rigsbee, porta-voz do comando central do exército dos EUA, citado pelo Notícias ao Minuto, acrescentando que “não identificámos qualquer sinal de vítimas civis, na sequência do ataque, realizado por um ‘drone’ MQ-9″.

Para os Estados Unidos, a eliminação do dirigente da Al-Qaeda vai afectar a capacidade da organização terrorista de planear e perpetrar atentados contra cidadãos norte-americanos, “os nossos parceiros e civis inocentes”.

Num comunicado, os EUA disseram ainda que o Al-Qaeda continua a representar uma ameaça para o país.

O grupo “utiliza a Síria como uma base recuada para se reconstituir, coordenar-se com afiliados e planear operações no estrangeiro”, disse o porta-voz.

Refira-se que o Pentágono tinha eliminado, no final de Setembro, um outro dirigente da Al-Qaeda na Síria, Salim Abu-Ahmad, num ataque aéreo perto de Idleb, no noroeste do país.

Cerca de 900 soldados norte-americanos permanecem destacados no nordeste sírio e na base de Al-Tanf, no sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos