O País – A verdade como notícia

Estado encaixa 13.2 biliões de meticais em nove meses

A contribuição dos chamados “mega-projectos” da indústria extractiva para os cofres públicos atingiu o montante de 13.259,9 milhões de meticais entre Janeiro e Setembro deste ano, correspondente a 8,1% da receita total cobrada pelo Estado moçambicano no período em referência.

Ao que consta do relatório de execução orçamental referente aos primeiros nove meses de 2019, consultado pelo “O País”, o peso desta rubrica (mega-projectos) cresceu 27,3% relativamente a igual período do exercício anterior.

Por sector de actividade, o ramo de produção de energia registou crescimento nominal de 94,4%, quando comparado com Janeiro e Setembro de 2018, devido ao aumento do volume de produção e comercialização.

Concretamente, o sector de energia contribuiu com cerca de 5.4 mil milhões de meticais em receitas para o Estado, contra 2.8 mil milhões de meticais, indica o relatório de execução orçamental, elaborado pelo Ministério da Economia e Finanças.

Entretanto, os sectores de exploração de recursos minerais e outros mega-projectos, registaram decréscimos de 16,2% e 9,2%, respectivamente, como resultado da queda do preço do carvão no mercado internacional.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos