O País – A verdade como notícia

Especialista argentino Ricardo Remondino propõe produção pecuária extensiva

O especialista em genética bovina, Ricardo Remondino, sugere uma produção pecuária que não se limite apenas à criação, mas também que congregue todo o processo, como o processamento, conservação e distribuição do gado e seus derivados.

Partilhando a experiência do seu país sobre a actividade pecuária, Remondino disse que a produção animal à escala industrial depende muito das políticas estratégicas que um país adopta.

“A região sul da América e o continente africano, no seu todo, enfrentam quase os mesmos problemas. É que, às vezes, as nossas políticas não nos levam a uma estabilidade ao longo do tempo.”

Ricardo Remondino considera que a fragilidade das políticas no sector pecuário fez com que o gado registasse desequilíbrios na sua produção ao longo de alguns anos, tendo apontado Argentina como exemplo das suas asserções.

“Hoje, podemos estar com mais ou menos 3 milhões de cabeças, o que nos faz estar em 1º lugar, mas, amanhã, podemos cair para sexto ou oitavo lugar”, disse Remondino.

Remondino foi cauteloso ao afirmar que um plano de políticas de produção pecuária não se concebe de noite para o dia.

“É necessário juntarmos todos os actores da cadeia de valor, tentarmos encontrar uma ideia comum, delimitarmos um ponto focal e começarmos a trabalhar”, acautelou.

Falando especificamente de Moçambique, o especialista, acredita que, a princípio, o país tem o potencial de conquistar um lugar de destaque na produção pecuária, mas, para tal, é preciso um plano bem definido com uma estratégia adequada às condições que o país possui.

“Moçambique pode, paulatinamente, criar um plano a longo prazo, tomando em consideração o facto de a maioria dos criadores do gado ser do sector familiar. Portanto, esse plano deve espelhar estes aspectos”, rematou.

Entre outros subsídios, o especialista argentino propõe para Moçambique uma produção pecuária competitiva, com olhos postos para o mercado externo.

Ricardo Remondino falava, esta sexta-feira, na terceira edição da plataforma MozGrow, cujo painel estava subordinado ao tema “Povoamento Pecuário”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos