O País – A verdade como notícia

Especialista americana aponta educação para transformação digital

Whynde Kuehn, Consultora e Especialista em Economia Digital, explicou sobre a transformação digital, como a usar para fazer negócios, suas tendências e o significado para Moçambique, esta manhã, no MozTech.

Durante a sua apresentação, Kuehn explicou que a transformação digital não depende apenas da tecnologia. Segundo a especialista, é preciso haver conectividade nos sectores das organizações e ajustar os negócios à abordagem digital. Por outro lado, disse ser necessário trabalhar em colaboração para se desenhar a transformação do ponto de vista do cliente. É preciso que a nova realidade esteja ajustada à realidade e traga soluções práticas. Para o efeito, apontou que a solução passa por se reinventar a forma de fazer negócios e, sobretudo, investir no factor humano. O investimento no factor humano passa pela formação, é necessário, diz a especialista, buscar novas formas e definir novas regras, criando a mudança do ‘tradicional’ na educação.

Nos países desenvolvidos, com a transformação digital pode se criar dois terços de emprego, daí a aposta na formação. Porém, há um ponto a ter em conta. “Que tipo de emprego pode ser optimizado pelo digital e o que isto significa para os jovens?”, questionou, e como resposta, destacou a consciencialização e adaptabilidade humana à nova realidade. Um dos constrangimentos apontados da era digital é que embora mais pessoas estejam interconectadas, as relações interpessoais são deixadas de lado. Por isso, Kuehn diz ser importante analisarmos onde estamos, como nos vemos na era em que vivemos e acima de tudo, o que está e o que não está a funcionar.

E sobre de que maneira Moçambique pode tirar proveito da transformação digital, a consultora diz que a fórmula séria é “trabalharmos todos juntos para um objectivo”, apostar na formação de forma a impulsionar o desenvolvimento do país, usando meios digitais.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos