O País – A verdade como notícia

Espanha tem cerca de 600 casos de Varíola do macaco

Ministério da Saúde espanhol diz que os casos de Monkeypox (varíola do macaco) no país tendem a subir. No total, de acordo com dados de Saúde até 16 de Junho, o número de casos confirmados já se eleva a 497, embora com os números actualizados de ontem o número ascenda a 584, noticia o La Vanguardia, citado pelo Notícias ao Minuto.

Os casos comunicados provêm de treze comunidades autónomas: Madrid 356 (443 com os dados de hoje), Catalunha 51, Andaluzia 29, Canárias 26, País Basco nove, Comunitat Valenciana sete, Baleares cinco, Aragão quatro, Galiza três, Castela e Mancha três, Extremadura dois, e Múrcia e Navarra, com um paciente cada. Todos são homens, exceto cinco mulheres. A idade varia de 18 a 67 anos, com uma idade média de 36 anos.

“A data de início dos sintomas está disponível para 408 casos. Destes, o primeiro caso relatado começou os sintomas a 26 de abril e o último caso a 13 de junho. A maioria deles apresentava-se com febre, astenia, erupção cutânea e linfadenopatia durante todo o seu curso clínico”, diz o ministério da saúde citado pelo El Mundo.

Destes, 11 pacientes necessitaram de hospitalização e nenhum morreu. Quanto ao mecanismo de transmissão,  “o mais provável em 112 dos 116 casos para os quais existe informação disponível foi o contacto íntimo e prolongado durante as relações sexuais”.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos