O País – A verdade como notícia

Escola Secundária da Machava ainda sem turmas formadas

Cerca de 12 mil alunos da Escola Secundária da Machava-Sede, na província de Maputo, continuam sem aulas alegadamente porque a direcção da escola não consegue formar turmas com 25 alunos, conforme recomenda o Governo para evitar a propagação da COVID-19. Os alunos estão agastados com a situação.

O ano lectivo arrancou a 22 de Março em todos os subsistemas de ensino. Entretanto, na Escola Secundária da Machava-Sede, na província de Maputo, com 22 salas, as carteiras empoeiradas denunciam a ausência de alunos e a falta de limpeza.

Os alunos, sem aulas há um ano, devido à pandemia do novo Coronavírus, fazem-se à escola mas em vão. Por falta de lições, brincam e ignoram o distanciamento imposto pelas autoridades. Juntam-se em grupos, caminham lado a lado, conversam, aconchegam-se, fazendo tudo o que contraria as normas de prevenção da COVID-19.

Stela Sidumo que frequenta a décima segunda classe, diz estar frustrada com a actual situação. “Ainda não temos aulas. O que se passa é que ainda não saíram as listas e outros alunos ainda não fizeram a matrícula por falta de condições”.

Juventina Mawelele, também a frequentar a décima segunda classe, sonha formar-se em jornalismo. Entretanto, lamenta as actuais condições da escola e reprova o comportamento dos seus colegas que não observam as regras de prevenção da COVID-19.

A alegada falta de informação não só afecta os alunos, mas também os pais e encarregados de educação. Leonardo Lourenço diz não saber se a sua filha estudará no presente ano lectivo.

“Para mim é mais preocupante. Primeiro não sei se a minha filha vai estudar ou não, não tenho uma informação exacta”.

A directora adjunta da Escola Secundária da Machava-Sede não se pronunciou sobre a situação alegando não ter sido autorizada pelo director daquele estabelecimento de ensino, que estava ausente por razões de saúde.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos