O País – A verdade como notícia

Erupção de vulcão no Congo abrandou após noite de evacuação da população

A erupção do vulcão do Monte Nyiragongo abrandou, após ter causado uma noite de sobressalto nos habitantes de Goma, uma das maiores cidades da República Democrática do Congo. A informação de que a actividade no vulcão acalmou foi partilhada pelo Goma Volcano Observatory, que monitoriza o Nyiragongo.

Segundo escreve o “Notícias ao Minuto”, não há relatos de vítimas e os danos materiais ainda não foram contabilizados oficialmente, no entanto, vídeos que circulam nas redes sociais permitem ter uma ideia das consequências da erupção do vulcão.

A lava expelida pelo Monte Nyiragongo fluiu de forma lenta, mas constante e destruiu algumas casas e incinerou terrenos.

Após a erupção e face ao histórico do Nyiragongo, foi ordenada a evacuação dos habitantes de Goma, tendo milhares de pessoas enchidos as ruas, fugindo das proximidades do vulcão.

“Não houve um movimento massivo de pânico, mas as pessoas estão muito preocupadas”, disse Tom Peyre-Costa, o porta-voz do Conselho de Refugiados Norueguês para África Ocidental e Central, em declarações à CNN.

O Nyiragongo entrou em erupção pela última vez em 2002, matando 250 pessoas e deixando 120 mil desabrigados depois que a lava atingiu Goma. Especialistas dizem que o vulcão tem uma das lava mais rápidas do mundo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos