O País – A verdade como notícia

“Erradicar tuberculose até 2030 não é utopia”, Filipe Nyusi

Na tarde de hoje, realizou-se o diálogo nacional sobre a tuberculose, organizado pelo Ministério da Saúde e seus parceiros de cooperação. No evento, o Presidente da República reconheceu que Moçambique registou avanços no combate à tuberculose, pois 90 porcento dos que aderem ao tratamento ficam curados. Ainda assim, Filipe Nyusi considera que é importante o cometimento de todos para que a eliminação da doença seja uma realidade até 2030.

A Directora-executiva do USAID, falando em nome dos parceiros do Ministério da Saúde, disse que não é compreensível que 70 anos depois de descobertos os medicamentos da doença, países como Moçambique continuem com uma carga bastante alta de tuberculose. Para Jennifer Adam, os índices da tuberculose continuam altos porque a doença conta com um aliado bastante forte: A pobreza.

No diálogo nacional sobre a tuberculose participaram técnicos de saúde, parceiros de cooperação, académicos, líderes comunitários, médicos tradicionais e diversas organizações da sociedade civil.

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos