O País – A verdade como notícia

Equipas do Moçambola testam-se antes do arranque da prova

Faltam pouco mais de duas semanas para o arranque do Moçambola 2019, uma prova que viu seu início adiado no passado dia 30 de Março, devido à tragédia que se abateu pela zona centro, nomeadamente o ciclone Idai, que devastou as infra-estruturas desportivas da Beira e Chimoio, respectivamente. Sem provas oficiais, para já, tirando algumas províncias, onde se realiza a fase provincial da Taça de Moçambique, em alguns pontos vai se disputando provas de controlo, nomeadamente amigáveis e de solidariedade.

Com efeito, na ressaca do Dia da Mulher Moçambicana, na segunda-feira, o Ferroviário da Beira deslocou-se a Chimoio para testar a segurança das obras de reabilitação do campo da Soalpo, para disputar um amigável com o Textáfrica do Chimoio, duas equipas que vão disputar o Moçambola ao nível da série Centro/Norte. O jogo terminou com a goleada dos “locomotivas” do Chiveve por cinco bolas a uma (5-1), perante uns “fabris” de Manica sem reacção. Maninho, capitão do Ferroviário da Beira e jogador assíduo nas convocatórias da selecção nacional, deu o pontapé de saída da festa de golos ao apontar dois num espaço de cinco minutos, tendo Fabrice feito o 3-0, ainda na primeira parte.

Na etapa complementar, Lineker aumentou a vantagem dos “locomotivas”, tendo Dário, contratação do Textáfrica de Chimoio para esta temporada, reduzido a desvantagem. Mas ainda faltava o golo de Nelo, nova coqueluche do Ferroviário da Beira, fazer o resultado final, que termina com goleada dos treinados de Lucas Barrarijo e Vali Ramadane. A equipa técnica do Ferroviário da Beira assumiu que era importante rodar os jogadores e que o resultado em si não interessava, pese embora retrate o objectivo da colectividade para esta temporada, que passa por conquistar todas provas que estão em disputa.

Já o treinador do Textáfrica do Chimoio, Aleixo Fumo, disse que foi um mau jogo e a equipa vai trabalhar para melhorar a sua prestação nos próximos jogos.

 

Ferroviário de Nampula alcança três vitórias final de semana

 

Em Nampula, o Ferroviário local, treinado por Antero Cambaco, realizou dois jogos de controlo, nomeadamente com o Assante Sport Clube de Nampula e o Ferroviário de Nacala. No primeiro jogo, diante do seu homónimo de Nacala, os “locomotivas” da capital do norte venceram por duas bolas sem resposta, com Zabula e Emmanuel, voltando a vencer na visita a Quelimane, ao 1º de Maio, como golo de Hélder Pelembe

Já na recepção ao Assante Sport Clube de Nampula, o capitão Imo foi o autor do único golo da partida. O Ferroviário de Nampula ainda não perdeu nesta pré-época, o que agrada a equipa técnica que quer continuar nesta senda de vitórias até ao início do Moçambola 2019.

 

Chibuto continua sem vencer na pré-época

 

Já no sul do país, o destaque vai para o Clube de Chibuto, que não consegue vencer em jogos da pré-época, tendo sofrido nas últimas semanas quatro derrotas consecutivas. Depois de ter avergado duas derrotas no quadrangular de Vilankulo, respectivamente diante da Liga Desportiva de Maputo (0-2) e ENH (1-0), a meio da semana passada veio a Maputo perder diante do Ferroviário por três bolas sem resposta.

Já no final de semana, voltou a vergar, em casa, desta feita diante do Estrela Vermelha, equipa que vai disputar a segunda divisão da zona sul. Os “guerreiros” de Gaza continuam a não conhecer o sabor da vitória, numa temporada em que está a construir uma nova equipa, depois da razia que sofreu no final da época passada.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos